Esta semana, mais uma vez, a violência urbana chocou o nosso país -por meio de demostração pública do poder quadrilhas. Duas crianças são atingidas com balas perdidas. Uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro. A criança carioca morre.
Uma enorme onda de comoção toma conta do Brasil. A imprensa faz matérias especiais sobre a violência. Mostra dados, relatos e personagens... Faz duras críticas à atuação do governo e da sociedade civil. Mas, como sempre, não convoca a sociedade para o debate. Não mostra, nem pontua que somos todos responsáveis pela imensa agressividade da nossa comunidade.
Somos responsáveis a partir do momento em que somos pais, tios, tias,irmãos,irmãs,educadores. Somos responsáveis quando incentivamos a violência presenteando crianças com armas,com jogos violentos. Nos responsabilizamos quando fechamos os olhos para agressões verbais em nossos lares, escolas, ambiente de trabalho. Assumimos a responsabilidade quando não nos empenhamos na construção de um mundo de paz e incentivamos a desleal concorrência e agressividade como forma de crescimento.
Todos nós somos responsáveis por esta imensa crise de violência. Portanto, somos todos responsáveis para criar mecanismos de redução da mesma! Começar o dia com um sorriso, falando bom dia e dizendo muito obrigada,já é um ótimo começo!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário