terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Feliz 2010 de atitude!



Será que é muito chichê falar que o ano está em processo de despedidas? Que para alguns são despedidas de um amigo querido, de um ano de vitórias, de alegrias e de conquistas, e para outros, com a justificativa de ter sido um ano ruim, a despedida é a mesma que temos com visitas indesejadas, com pessoas com quem não queremos conviver?


São sim afirmações comuns! Sem novidade e criatividade. Mas a verdade é que dois mil e nove, como todos os anos que passaram, foi marcado por dias de luta, de vitória, de conquistas, de superação, de aprendizado, enfim dias de desafios. Mas a vida é um desafio e está na capacidade de interpretação de cada um distinguir o que de bom e proveitoso se passou em cada ocasião.


Pode estar parecendo mensagem otimista de final de ano. Mas não é isso apenas! Nem tão pouco apenas uma mensagem de reflexão para a retomada das esperanças. É importante sim sermos otimistas! Da mesma maneira que é muito importante termos esperanças. Mas, mais importante é termos atitude.


Pois são as atitudes que fazem com que os sonhos sejam concretizados e as esperanças renovadas. Proponho a vocês um 2010 de atitude! Um ano de coragem e de boa vontade! Não é difícil! Podem ser pequenas coisas que vão mudar sua rotina, seu bom humor, sua auto-estima.


Que tal, finalmente, ter atitude e levantar uma hora mais cedo para malhar? Não tem condições financeiras para pagar uma academia? Não tem problema! Levante uma hora mais cedo e vá caminhar. Garanto que esta atitude melhorará sua saúde, sua aparência e seu bom humor. Viu só com uma ação simples, você potencializa três outras coisas.


Experimente escolher dois dias da sua semana para estudar. Eu sugiro segunda e quarta – para mim são os dias mais produtivos. Mas veja na sua agenda e marque dois dias para dedicar ao seu intelecto. Se ainda é estudante obterá maior rendimento escolar, seja qual for o grau de escolaridade que estiver cursando; se já for profissional, estará estimulando sua capacidade de raciocínio, adquirindo conhecimento, reciclando as idéias e ampliando a criatividade. Não venha com a desculpa desestimulante de que não tem tempo. Afinal, quanto tempo passa em frente à televisão assistindo a programas nem sempre úteis ao seu crescimento?


Dê atenção às pessoas que te amam. Mostre a elas que também as ama. Por que não basta amar, o sentimento tem que ser demonstrado em atitudes. Lembre-se que palavras são perdidas, levadas com o vento. As ações, pelo contrário, ficam para sempre marcadas na memória de quem viveu. Tire algumas horas de sua semana e dê atenção aos seus pais, avós, tios, irmãos, filhos, amigos, namorados, companheiros. Tenho certeza que fazê-los felizes também o fará feliz.


Cuide de seu planeta! Procure ser uma pessoa ecologicamente mais responsável. Reutilize papéis, plásticos, latas, garrafas. Compre e consuma apenas o necessário para você. Opte por adquirir itens de empresas ecológica e socialmente responsáveis. Consuma alimentos com menor nível de industrialização, menor quantidade de agrotóxicos. Não desperdice água. Não jogue lixo nas vias públicas. Ser consciente te trará uma vida melhor, com menores impactos ambientais e mais saúde.


Enfim, peço a vocês que façam de 2010 o ano da atitude! E, que coloquem esta palavra como chave-mestra para o ano que se inicia em poucos dias. Sei que esta palavra vai concorrer com a Copa do Mundo, com a campanha eleitoral e com as tradicionais festas que ocupam a mente, o espaço da mídia do brasileiro.


Vamos, pelo menos, tentar fazer com que nossas pequenas atitudes diárias transformem todas as situações que nos rodeiam. È fácil. É só começar com as sugestões citadas acima e ir seguindo. Quando menos esperarmos nossas atitudes vão ter construído um Brasil onde não temos mais políticos que guardam dinheiro nas cuecas, meias e afins. Isso por que, nossas atitudes em prol de um mundo melhor não nos permitem eleger essas pessoas.


Não teremos brigas em festas, boates, estádios de futebol, escolas, uma vez que nossas atitudes buscam a paz. Não teremos que nos preocupar com problemas ou impactos ambientais,já que nossas atitudes conscientes permitirão o equilíbrio entre o homem e o planeta. Não choraremos de arrependimento pelos momentos perdidos com entes queridos. Já que teremos criados momentos e situações para com elas conviver.


São nossas atitudes que definem nossa vida, nossa convivência com o próximo e com o mundo. Por isso, faça de 2010 um ano de atitudes positivas. Um ano de posicionamento em prol do melhor para você e para o mundo!

Felizes atitudes em 2010!


Um comentário:

Manunamoral disse...

Um maravilhoso novo ano pra vc minha lindona.

Sumemoooooo.

Bjotas sonoras.