sábado, 2 de janeiro de 2010

Help

A natureza pede socorro! Há mais de dez anos ouvimos e repetimos incansavelmente esta frase. E, cada vez mais os gritos de quem sofre foram abafados. Até que chegou o momento em que ela tomou atitude e resolveu reagir.

Furações, chuvas, enchentes, seca tudo isso são sinais de que o planeta não suporta mais a sociedade consumista, que apenas extraí, absorve e poluí. Nem uma ação para reparar, repor ou conter os excessos da exploração e poluição.

Ações simples como separar o lixo, não jogar lixo em rios, matas e chão não são efetuadas. Imaginem então as ações mais complexas como minimizar a emissão dos gazes poluentes das industrias, de automóveis, combater queimadas e desacatamentos.

É claro que de 1992, ano em que foi realizada a RIO 92 – primeira conferência mundial com intenção de combater a degradação do planeta,para cá algumas coisas mudaram para melhor. Leis procuram, pelo menos teoricamente, conter abusos do desmatamento, do abate de animais silvestres e da emissão de itens poluentes na água, no solo e no ar.

Mas ainda é muito pouco e a situação torna-se cada vez mais preocupante. Com o fracasso da COP10 a situação torna-se mais preocupante ainda. Pois as questões ambientais não são problema de um único país – apesar de que se cada um tomar atitude as coisas melhoram – mas, sim questões de interesses internacional.

Fica a reflexão pra o começo do ano... Vamos tornar 2010 o ano da virada do meio ambiente?

Nenhum comentário: