domingo, 27 de fevereiro de 2011

O sertanejo invadiu o carnaval



 A grande novidade do carnaval 2011 serão as  duplas Jorge e Mateus, Luan Santana, Michel Teló, Fernando e Sorocaba, Maria Cecília e Rodolfo. Isso mesmo! Não trocamos a festividade! Os sertanejos, este ano, invadem o carnaval de Salvador, que é um dos mais tradicionais do país, com força total. É o chamado sertanejo elétrico que está tomando conta das micaretas e do carnaval. 

De acordo com Marcus Vinicius de Deus Bernardes, o Marcão do Blognejo – que  é um dos sites de sertanejo mais comentados do Brasil,  o sertanejo elétrico nada mais é que o sertanejo tocado em ritmo de axé, geralmente em cima de um trio elétrico. “Muda-se o ritmo das canções para a ‘pegada’ conhecida das músicas de carnaval”, explica o blogueiro. 

 Ainda segundo Marcus Vinicius, o "sertanejo elétrico" começou com o grupo Tradição e o "Micareta Sertaneja", quando inovaram fazendo shows em cima de um trio elétrico. “Para eles era fácil, por conta da extrema agitação do repertório deles. Era o grupo mais "agitado" da música sertaneja”, explicou, acrescentando que, pouco tempo depois, a dupla  goiana Jorge e Mateus também adptou a idéia e  adequou o seu  repertório ao ritmo de carnaval.

E é com o comando de Jorge e Mateus que Salvador verá, este ano, passar em seus circuitos, as principais do  axé no Brasil, o Bloco Pirraça – primeiro bloco de carnaval que toca exclusivamente sertanejo universitário.  Além dele, o bloco “sertanejo”, que será animado por Fernando e Sorocaba, Guilherme e Santiago, João Bosco e Vinicius e Michel Teló  também está confirmado e com abadás a venda. 

Além dos nomes confirmados pelos blocos, outros artistas já comentaram em entrevistas que vão participar do carnaval de Salvador. Como é o caso da dupla Maria Cecília e Rofoldo, que no final do ano – durante especial de final de ano da Rádio Nativa – anunciou que participaria do maior carnaval do Brasil.

Outros nomes são presenças certamente confirmadas, pelo menos em um dia. Como é o caso do maior representante da nova fase do sertanejo: Luan Santana.  O jovem cantor lançou clipe de música, gravada com Ivete Sangalo, na última quinzena. “Química do Amor” é um hit com ‘pegada’  e acordes que lembram os maiores sucessos de Chiclete com Banana.  É a aposta dos analistas e blogueiros de sertanejo para o carnaval. 

“A música que ele gravou com a Ivete, "Química do Amor", tem o principal ingrediente de um hit: é diferente. Por conta disso, é muito provável que seja o hit do carnaval, isso levando em conta não só a música sertaneja”,  analisou o Marcão do Blognejo.  O blogueiro colocou ainda que outro sucesso, que muitas duplas vão tocar em ritmo de axé, será “Minha Mulher Não Deixa Não”. A música é um forró, da banda Aviões do Forró, mas foi adaptada por muitos artistas  para o repertório do período.

Além de Luan Santana, outros cantores tem preparado músicas especificas para o carnaval. Como é o caso de Gustavo Lima.  O cantor, que faz parte do mesmo escritório que empresaria Jorge e Mateus, também lançou música levando em consideração o período da festividade.  O hit , “quem tem sorte é sortero” deve levar milhares pessoas atrás do trio de Jorge e Mateus, onde Gustavo Lima deve se apresentar uma noite.

Marcus ressalta que essa “invasão” do sertanejo nas micaretas mostra a ascensão que o ritmo vem conquistando nos últimos anos, quando se modificou e ganhou jovens das classes média e alta. “É a consolidação da universalidade do ritmo sertanejo. Se esse espaço está sendo aberto, ano após ano, é porque o público está realmente interessado em ampliar o leque de opções durante as festas”, finaliza.

Anos anteriores

Há alguns anos o sertanejo vem se destacando no cenário carnavalesco. Mas o que começou com apresentações tímidas foi escancarado em 2010. O principal responsável por isso foi o grupo Seu maxixe, que levou o levou o gênero do sertanejo para o circuito Barra-Ondina. Logo no primeiro dia de apresentação, o vocalista Berguinho brincou e anunciou "O sertanejo está invadindo a Bahia".

Várias pessoas do público usavam chapéus brancos e acompanhavam o ritmo incomum ao do Carnaval. Apadrinhada pelo cantor Leonardo, a banda tocava inicialmente forró, mas decidiu interpretar o que classificaram como "sertanejo pop".


Tocantins
O Tocantins há alguns anos já inseriu o sertanejo na programação carnavalesca. Os dois blocos que já lançaram programação para o carnaval 2011, tem duplas cotadas para tocar no trio elétrico.  O tropaloka, principal bloco de Palmas, há alguns anos já insere o sertanejo em sua programação.  Os nomes que se apresentam este ano ainda não estão confirmados, mas a presença de uma dupla que toque “sertanejo elétrico” é garantida pela organização.

O bloco Bejá, que é o principal da capital da amizade, já divulgou boa parte das atrações para este ano. Duas duplas, da som livre, estão confirmadas na programação do bloco. Os tocantinenses Henrique e Juliano e os sul-matogrossenses Henrique e Diego animam a sexta e a segunda-feira de carnaval, respectivamente. 

A dupla do Tocantins, inclusive, é quem interpreta o jingle de campanha  promocional do bloco. Ação que há poucos anos era totalmente restrita a cantores e bandas de Axé.   Já Henrique e Diego, que são considerados uma grande aposta para 2011, trazem no seu repertório hits que devem emplacar nas avenidas carnavalescas. Como é o caso de “zoar e beber”, “me liga” e “copinho”. 

De acordo com Neuzin, percurssionista da Balagandaya – que é a principal banda de axé do Estado, o repertório de carnaval engloba músicas de vários artistas, tocadas ao ritmo do carnaval. “ A gente toca rock, pop-rock, sertanejo, forró e axé”, destaca o músico enfatizindo a mistura rítmica no período.

O cantor Filipe Labret, que faz a primeira voz da dupla Paulo Vitor e Filipe, enfatiza que a inserção do sertanejo no carnaval se deu primeiramente pela grande busca que o estilo musical vem encontrando nos últimos anos. “É normal que aquilo que seja sucesso esteja em todos os lugares. Por que o que agrada, gera mais lucro”, concluí. 

Entre as músicas sertanejas que devem se destacar no carnaval, Filipe  coloca “Química do Amor” do Luan Santana; “Quem tem sorte é sortero”, do Gustavo Lima,  “Carabina”, do Bruninho e Davi;  “Zoar e beber” e “copinho” do Henrique e Diego.





Nenhum comentário: