domingo, 1 de novembro de 2009

Para não dizer que não falei de amor!!!

O título é uma parafrase! Mas o que não é neste mundo? rsrs
Hoje eu recebi um texto do Padre Fábio de Melo cujo conteúdo principal era o amor. O amor ao próximo! Valores como perdão, doação, misericórdia estavam presentes na explanação que deixava a mensagem de que o perdão é essencial para o amor!! Realmente esta é a visão cristã do amor: O Perdão. Lazáro (1996), em "O amor do Mito ao Mercado", já afirmava isso.
obre
Mas será que em nosso mundo temos tempo de entender o amor e perdoar? Baz Luhmam, em "Amor Liquido" (2006), afirma que nossa época é uma época de sentimentos, rápidos, passageiros, instantâneos e de não muita proximidade. Aí fica minha pergunta, como podemos praticar o perdão sem viver a intensidade, a proximidade, sem conhecer profundamente a outra pessoa?

O Papa Bento XVI tem abordado o tema, por meio das encíclicas papais. No natal de 2005 ele publicou seu primeiro texto sobre o tema. O título era "Deus é amor". Neste texto , que foi amplamente divulgado e comentado, o papa faz uma abordagem empírica sobre os diversos tipos de amor catalogados por filósofos, sociólogos e teólogos. Segundo o papa, esses amores não deveriam competir entre si, mas sim construírem um novo mundo de amor e paz. Em Julho deste ano, o Papa publicou outra encíclica falando que a chave para o amor é caridade!

Se realmente o amor for totalmene refletido no perdão, na caridade, na renuncia ( como dizem os budistas) está faltando amor. Está faltando muito amor!!

Em "Amor Líquido" o autor diz que a tecnologia está nos afastando. Sites de relacionamentos, celulares, tudo isso contribui pra relacionamentos mais evasivos, menos concretos, mais distantes, afirma o autor do livro.


Romeu e Julieta, ou Edward e sua namoradinha ( esqueci o nome pq ela não tem o encanto dele)rs, estariam perdidos em nossa sociedade. Por que é completamente impossivel viver um amor que vive de renuncia, de dedicação ao próximo! Não temos tempo!!! rs

Temos que ter o melhor corpo - isso exige dedicação , dieta e academia, pelo menos1 hora por dia - o maior conhecimento (estudamos inglês, fazemos pós, leituras diárias, noticias), temos que ser o melhor profissional - horas de dedicação ao trabalho.... Não sobra muito tempo para relacionamentos profundos e de verdade!!

Falar de amor no século XXI é falar de um sonho um pouco distante!! Na era da comunicação, da integração e da tecnologia o homem é sozinho!!! Cada vez mais distante e mais isolado!!


Nenhum comentário: